Minicurso Confirmado!

Minicurso Confirmado!

O Professor Júlio César Voltolini ministrará Minicurso – Curso de Campo em Biologia da Conservação

Objetivo: Mostrar ao aluno a prática da conservação por meio da investigação científica desde a definição da pergunta científica, métodos de amostragem em campo, análise estatística e a redação de um artigo científico.

Cronograma:

16/11 (9:00-15:00h) – Aula de campo para discutir problemas e perguntas e iniciar a coleta de dados dos projetos dos alunos.

17/11 (9:00-15:00h) – Aula de estatística aplicada a conservação com os dados coletados pelos alunos e redação científica (artigo).

O Palestrante: Doutor em Biologia Vegetal (predação e dispersão de sementes) na UNESP, Mestre em Zoologia (Ecologia de Mamíferos) pela Universidade de São Paulo (USP) e Biólogo pela UFSC. Professor concursado pela Universidade de Taubaté onde leciona Ecologia, Bioestatística, Evolução. Membro (1998-2008) da comissão que administra as monografias de conclusão de curso e coordenador do Grupo de Pesquisa e Ensino em Biologia da Conservação (ECOTROP). Atuou como professor convidado da UNESP de Botucatu ministrando disciplinas de pós-graduação em Estatística aplicada a Ecologia e nos cursos de Ecologia de Campo da UNICAMP, USP e UFMS. Atuou como professor convidado e bolsista da CAPES no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Professor convidado do Programa de Doutorado do Instituto Gulbenkian (Africa – Cabo Verde). Editor Chefe da Revista Biociências. Presta serviços de assessoria em delineamento experimental e análise estatística. Ministra cursos de Ecologia de Campo e Estatística. Membro eleito da diretoria da Sociedade de Ecologia do Brasil (SEB) e membro da International Association for Statistical Education. Participou de 30 congressos no Brasil e 9 no exterior. Possui 120 trabalhos apresentados em congressos no Brasil e 8 no exterior. Devido ao interesse em educação, 80 destes trabalhos são em sua maioria parte de projetos desenvolvidos por alunos de graduação nas disciplinas de Ecologia, Educação para Ciência e Bioestatística. Atuou como professor universitário em 4 instituições de ensino e pesquisa. Orientou 50 monografias de graduação. Áreas de interesse: Biologia da Conservação, Ecologia teórica, Ecologia de Mamíferos, Ecologia de Palmeiras, Predação e Dispersão de Frutos e Sementes, Ecologia de Dossel, Estatística aplicada a Ecologia, Métodos de Campo em Ecologia e principalmente em ensino de Biologia da Conservação e Estatística através de cursos de campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *